logo

 

 

O Coaching ajuda a reenquadrar a realidade, a focar nos resultados que se querem alcançar e a  iniciar uma caminhada determinada e corajosa que permita tratar os obstáculos como desafios, superá-los e alcançar os resultados com sucesso.

 

INDIVIDUAL COACHING

O Coach apoia o executivo, de forma individual, no processo de identificar as metas a alcançar.

Em cada sessão, ele é convidado a sistematizar as conclusões a que chegou, os progressos que fez e o que quer ainda fazer, para alcançar a sua meta, assim como a identificar ações a pôr em prática até à sessão seguinte.

Gera-se, assim, um contexto em que os progressos ocorrem a um nível profundo e emergem de dentro para fora, dando expressão às aspirações do participante, no total respeito pela pessoa que é, ativando o seu potencial e lidando com as adversidades  como nas artes marciais: aproveitando a sua força para gerar energia de mudança e transformação, na direção dos objetivos que quer alcançar.

Um exemplo onde o Individual Coaching tem grande impacto é nos Programas de Suporte à Gestão de Topo.

 


TEAM COACHING

O Team Coaching é dirigido a equipas e pressupõe a aceitação de um contrato de coaching por todos os membros, que inclui compromisso de confidencialidade, de não julgamento e de responsabilidade em todos poderem expressar o que pensam, contribuindo para uma co-construção que leve a equipa a explorar e ativar o seu potencial e sinergias.

O Team Coach discute os objetivos para o Programa com a equipa  e procede ao seu reajustamento, se necessário. A adesão e compromisso com os objetivos por parte de todos os elementos é condição indispensável para haver Team Coaching.

Uma vez definida “a bússola” é iniciada a viagem.

O processo consiste em ativar os recursos da equipa enquanto tal, estimulando-os a adquirir consciência do que os está a limitar e de todos os recursos e potencial de que dispõem para alcançar os objetivos a que se propõem.

O contexto criado desbloqueia a criatividade e gera oportunidades de criar respostas, soluções, compromissos, que colocam desde logo a Equipa em ação, rumo aos objetivos que estipularam no início.

 


GROUP COACHING

Group Coaching é diferente do Team Coaching. Dirigido a grupos de pessoas de uma empresa, o objetivo é maximizar a energia, experiência e conhecimento dos indivíduo num espaço onde as pessoas do grupo aprendem entre si, de forma a alcançarem metas pessoais ou da organização.

Pressupõe a aceitação de um contrato de coaching que inclui o compromisso de confidencialidade (“O que é partilhado em Group Coaching fica no Group Coaching”), self care e take care of each other, sem julgamento, em abertura e espírito de interajuda (“Juntos chegamos mais longe”).

Todos têm algo a desenvolver, todos contribuem para o desenvolvimento de cada um.

Permite vivenciar uma experiência de comunicação e partilha em moldes muito diferentes do dia-a-dia, mas com elevado impacto na criação de um espírito de interajuda que se prolonga nas atividades do quotidiano.

Cada progresso individual é celebrado por todos. Cada etapa por vencer, é um desafio ao grupo.

Um exemplo de Group Coaching são os Programas de Desenvolvimento de Competências.